Na hora de proteger seus bens, muitas pessoas pesquisam pelas opções que valem mais a pena, pensando no custo-benefício do produto oferecido para segurança. No caso dos veículos, não é diferente, ainda que apenas uma porcentagem muito pequena da população invista em Proteção Veicular e Seguro.

Proteção veicular e Seguro, entenda a diferença

Nos dias atuais, proteger o carro é fundamental. E mesmo que hajam algumas dúvidas sobre qual a melhor forma de fazer isso, é preciso conhecer as possibilidades para não cair em uma série de mitos.

O Seguro Automotivo é comercializado por empresas seguradoras, que seguem padrões de atendimento garantidos por lei. Quando acontece um acidente, furto, colisão, roubo ou qualquer outra ocorrência, o segurado aciona diretamente a seguradora, que irá proceder conforme o acordado em contrato previamente firmado entre as duas partes.

Já a Proteção Veicular, é uma responsabilidade das Associações ou Cooperativas, que trabalham com o formato de rateio, ou seja, um grupo de pessoas divide os custos quando acontece um evento com o veículo, ficando a cargo do proprietário do veículo pagar também pelos danos ocorridos aos veículos dos demais associados. Existem empresas que prestam esse serviço e administram o grupo.

protecao-veicular-e-seguro-diferenca

Proteção Veicular

As associações são pessoas jurídicas sem fins lucrativos. Sendo assim, elas já diferenciam as Proteções Veiculares no mercado de seguros, que integram a iniciativa privada. Em se tratar da união de pessoas que unem esforços na busca de um interesse comum, o associativismo estabelece ser plena a união de pessoas para fins lícitos. Portanto, associação é um direito constitucional que todo indivíduo possui de construir grupos, organizá-los e reuni-los com o objetivo de tratar de interesses comuns e buscar um determinado fim.

Em vários segmentos do mercado, existem as associações. A partir da cooperação e de junção de forças, estão em dia uma agenda mundial de economia colaborativa, como uma maneira de convidar as pessoas a repensarem sua forma de consumir. A intenção é que os indivíduos mantenham acesso a tudo o que eles precisam, sem precisar gastar mais por isso.

Seguro

No seguro, o valor do prêmio é fixado antecipadamente. Na associação, é realizado o rateio por meio da apuração dos prejuízos sofridos pelos associados: o valor, portanto, pode variar.

A forma de adquirir os dois serviços também é diferente no tempo de contratação. As seguradoras costumam realizar uma análise detalhada das condições do veículo e do perfil do segurado antes de definir qual o valor a ser pago pelo seguro e o valor do prêmio. São avaliados o tipo do veículo, se a marca é muito visada, por exemplo, as condições e utilização do veículo, assim como se leva em conta o gênero do segurado, faixa etária, local de residência e se outras pessoas irão conduzir o veículo.

protecao-veicular-e-seguro-carro

Para aderir a uma proteção veicular, há bem menos requisitos, sendo mais rápida e somente as condições do veículo são avaliadas. Quanto ao valor, além da taxa de filiação, são cobrados valores mensais, que são estipulados pelo número de associados.

Os valores das seguradoras variam conforme o veículo, o proprietário e as coberturas acrescentadas na apólice. Após ser determinado, o valor pode ser pago de uma só vez ou parcelado mensalmente, sendo reposto no caso de evento.

No caso da proteção veicular, os valores são mais acessíveis e pagos mensalmente, como uma taxa, e em caso de evento é feito um rateio para pagamento.

E aí? Depois do nosso artigo, qual você acha que é a melhor maneira de proteger o seu carro? O que não pode é ficar contando com a sorte. Siga também nossas redes sociais para acompanhar mais conteúdos e ficar por dentro das novidades do ramo automotivo.