Depois do combustível e do seguro automotivo, os pneus brigam pelo posto de maior fonte de custo na manutenção de um carro. E isso se deve, principalmente, à precariedade das vias e da falta de cuidado dos motoristas. No entanto, é possível fazer a economia de pneus ainda que as ruas estejam esburacadas.

 

Estas dicas vão contribuir com a economia de pneus do seu carro

Por isso, selecionamos algumas dicas que você pode facilmente seguir para comprovar a considerável economia de pneus de seu automóvel. Confira e use-as sem moderação!

1. Manter a pressão indicada pelo fabricante

Cada carro possui uma recomendação de calibragem para os pneus dianteiros e outra para os pneus traseiros. Além disso, existe a pressão ideal para quando o veículo está com meia carga (dois ou três passageiros) e outra com carga completa (cinco passageiros e bagagens). O fato de não manter a calibragem de acordo com o indicado pelo fabricante pode fazer com que o carro perca rendimento dos pneus, o que resulta em maior desgaste deles.

economia de pneus - calibragem

2. Prezar pelo correto alinhamento e balanceamento

É extremamente recomendável verificar o alinhamento das rodas conforme os ciclos estipulados no manual do motorista. Isso porque são cuidados simples que podem evitar acidentes de trânsito e porque cada 1 mm de desalinhamento da roda resulta em desgaste até 20% superior dos pneus. Além disso, a falta de balanceamento causa trepidação e dificulta uma direção segura.

3. Dirija de forma defensiva

A direção agressiva, além de ser responsável por grande parte dos acidentes de trânsito, aumenta o desgaste natural dos pneus. As altas velocidades provocam maior atrito deles com o asfalto e as freadas bruscas são significativamente danosas para a borracha e as carcaças dos pneus.

4. Evite apoiar as rodas no meio fio

Apesar de muitos acreditarem que devem estacionar seus veículos com as rodas dianteiras apoiadas no meio fio, essa prática é prejudicial. Além de alterarem a pressão do pneu como um todo, o meio fio exerce uma força externa persistente para o qual o mesmo não foi desenvolvido. Isso danifica a estrutura interna dos pneus.

economia de pneus - roda

5. Gire o volante apenas com o carro em movimento

A função do giro do volante é mudar a direção do trajeto do carro em movimento. Quando o motorista gira o volante estando parado, todo o peso do caro está apoiado em uma única área do pneu. Isso provoca um desgaste ainda maior da borracha. A dica é que, se for necessário, desloque o carro suavemente enquanto gira o volante.

6. Use rodas e pneus de acordo com o recomendado

A vontade de deixar os carros mais bonitos e estilosos, com aquele ar de esportivo, faz com que os motoristas não sigam as recomendações dos fabricantes. No entanto, é preciso lembrar que o automóvel foi projetado com determinadas características. Não as respeitar pode fazer com que a segurança do veículo, a economia de pneus e do combustível sejam prejudicadas.

7. Fuja dos buracos

O raciocínio aqui é o mesmo dos itens anteriores: a maior parte dos carros não foi projetada para as condições precárias de nossas vias. Por isso, fugir dos buracos reduz o desgaste e aumenta a vida útil dos pneus. A melhor dica para conseguir isso é através de uma direção defensiva.

economia de pneus - rodovia

8. Faça rodízio dos pneus, mas não os misture

Sim, é importante fazer o rodízio dos pneus. Ou seja, os pneus da frente devem ser instalados atrás e os traseiros devem assumir a posição dos dianteiros a cada 10 mil quilômetros rodados, ou como indicado no manual do carro. Mas é importante que não misture os pneus, faça a troca simultânea dos quatro e não utilize produtos de marcas diferentes no mesmo eixo. Isso pode gerar uma sobrecarga de esforço em uma das marcas e, consequentemente, desgaste diferente entre os pneus do mesmo eixo.

Economizar pneus não significa arriscar a segurança

Por fim, não se engane achando que pode usar estes itens além do recomendado. A Bridgestone, uma das maiores produtoras de pneus, lembra que o motorista pode adotar o TWI (Tread Wear Indicator) como principal indicativo para troca deles. Estes ressaltos de borracha ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois interferem na segurança e se tornando passível de autuação pelas autoridades de trânsito.

Seguindo estas dicas, a economia de pneus deixará de ser uma meta e será uma realidade na sua vida, afinal, trata-se de um dos cuidados básicos para manter seu carro impecável. Assim como curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram te manterá por dentro de diversas dicas, não só para economia de pneus.