Depois do combustível e do seguro automotivo, a calibragem dos pneus briga pelo posto de maior fonte de custo na manutenção de um carro. E isso se deve, principalmente, à precariedade das vias e da falta de cuidado dos motoristas.

Como economizar e fazer a calibragem dos pneus

Por isso, selecionamos algumas dicas que você pode facilmente seguir para comprovar a considerável economia dos pneus de seu automóvel. Confira e use-as sem moderação!

1. Manter a pressão indicada pelo fabricante

Cada carro possui uma recomendação de calibragem dos pneus dianteiros e outra para os pneus traseiros. Além disso, existe a pressão ideal para quando o veículo está com meia carga (dois ou três passageiros) e outra com carga completa (cinco passageiros e bagagens). O fato de não manter a calibragem de acordo com o indicado pelo fabricante pode fazer com que o carro perca rendimento dos pneus, o que resulta em maior desgaste deles.

2. Prezar pelo correto alinhamento e balanceamento

É extremamente recomendável verificar o alinhamento das rodas conforme os ciclos estipulados no manual do motorista. Isso porque são cuidados simples que podem evitar acidentes de trânsito e porque cada 1 mm de desalinhamento da roda resulta em desgaste até 20% superior dos pneus. Além disso, a falta de balanceamento causa trepidação e dificulta uma direção segura.